Feliz Natal!

21 dezembro 2009



XIII Encontro Nacional de Instalações Elétricas

19 dezembro 2009

Convidamos os interessados em apresentar trabalhos que se enquadrem nos temas do ENIE 2010 a enviar um resumo com no maximo 400 palavras. Deve ficar patente a importância do trabalho em prover conhecimento ou informações de valor aos participantes do congresso e , também, a sua contribuição para o desenvolvimento da tecnologia e do mercado de instalações elétricas.


Considera-se que os participantes do congresso estão interessados em soluções de problemas, em lições extraídas de casos reais, em elementos para a tomada de decisões e realização de negócios, além de se inteirar de tendências tecnológicas e estratégias mercadológicas.

Instalações elétricas de baixa tensão. Produtos e técnicas
Instalações elétricas de média tensão. Subestações, cabines primárias
Luminotécnica e instalações de iluminação
Aterramento, proteção contra descargas atmosféricas e sobretensões, compatibilidade eletromagnética, coexistência entre instalações elétricas e de sinal
Qualidade de energia - harmônicas
Condicionamento e disponibilidade de energia
Gerenciamento e conservação de energia
Compensação de reativos. Tarifas, custo da energia, legislação
Geração distribuída, cogeração, grupos geradores, paralelismo
Motores elétricos, comandos e acionamentos
Instalações em atmosferas explosivas
Instalações de alto desempenho e segurança: data centers, contact/call centers, hospitais
Instalações de energia eólica
Instalações de energia solar
Instalações de PCHs
Dispositivos e sistemas de proteção
Automação de sistemas elétricos
Testes, ensaios, instrumentos
Certificação de instalações. Conformidade e certificação de produtos/componentes da instalação
Manutenção
Projetos e montagens
Facility management

Saiba mais no site do evento:
http://www.arandanet.com.br/eventos2010/enie/index.html


Livro PIC_Microcontroladores

17 dezembro 2009

http://www.4shared.com/file/175361191/8d0c936e/Livro_PIC_Microcontroladores_-.html



Bateria de Papel

11 dezembro 2009

BBC - 10/12/2009

Bateria de papel é feita com tinta de nanotubos de carbono
O primeiro passo para criar a bateria é pintar um pedaço de papel comum, do tipo usado em impressoras e copiadoras, com uma solução de nanotubos de carbono. [Imagem: Stanford University]

Uma equipe de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, conseguiu criar uma bateria a partir de papel comum, usado em copiadoras.

Os pesquisadores começaram a pesquisa pintando o papel com uma espécie de tinta, formada por estruturas minúsculas e cilíndricas feitas de carbono - os já muito conhecidos nanotubos de carbono.

Receita de bateria de papel

O papel coberto com a solução de nanotubos de carbono é inicialmente mergulhado em uma solução com lítio - o mesmo metal usado na fabricação das baterias recarregáveis comuns - e um eletrólito (condutor de eletricidade), possibilitando a reação química que gera a corrente elétrica da bateria. O papel atua coletando a carga elétrica desta reação.

Depois de submetê-lo a esse tratamento, os cientistas então envolveram o pedaço de papel em uma pequena bolsa de plástico. Pedaços de platina foram colocados nas pontas do papel tratado, para melhorar o contato elétrico da bateria com os eletrodos.

Os fios que agem como eletrodos, para coletar a corrente, foram ligados ao papel tratado e colocados de forma a sair pelas extremidades seladas da bolsa de plástico. Com isso, os cientistas conseguiram uma tensão que alcançou 2,3 volts, mais do que suficiente para acender LEDs e pequenas lâmpadas - uma pilha recarregável comum tem tensão de 1,2 volts.

Baterias mais leves

O uso do papel, segundo os pesquisadores, pode reduzir o peso das baterias em 20%. Geralmente pilhas e baterias são feitas com metais, o que aumenta seu peso.

Liangbing Hu, que liderou a pesquisa, afirmou que o aspecto mais importante desta nova bateria é que o papel é um material cujas propriedades são bem conhecidas, e é barato, o que facilita sua aplicação.

"O papel comum, que usamos em nosso cotidiano, pode ser a solução para armazenagem de energia de uma forma mais eficiente e barata", afirmou o cientista à BBC.

"A tecnologia desenvolvida na indústria do papel durante um século pode ser transmitida para melhorar o processo e a performance destes dispositivos que usam o papel como base", acrescentou.

Bateria de papel é feita com tinta de nanotubos de carbono
A bateria de papel tem uma tensão de 2,3 volts, mais do que suficiente para acender LEDs e pequenas lâmpadas - uma pilha recarregável comum tem tensão de 1,2 volts. [Imagem: Stanford University]

Energia rápida

As baterias de papel criadas pela equipe de Stanford também podem liberar a energia armazenada rapidamente.

A "quantidade de energia" armazenada em uma bateria está geralmente na razão inversa da sua capacidade de liberá-la rapidamente. A comparação mais simples é com os capacitores, dispositivos capazes de armazenar pouca energia, mas de liberá-la de forma quase instantânea.

Esta característica pode ser aproveitada em situações na qual são necessárias rápidas explosões de energia, como em veículos elétricos - apesar de a equipe não ter planos imediatos de desenvolver baterias de papel para carros.

Baterias pintadas

Os cientistas afirmaram que a técnica para produzir a bateria de papel pode ser adaptada no futuro para permitir que a tinta formada por nanotubos de carbono seja aplicada em outras superfícies, como paredes.

Eles também já fizeram experiências com vários tecidos, o que abriria o caminho para a fabricação de baterias também com esses materiais.

O papel é um bom candidato para receber a tinta com os nanotubos de carbono devido à sua estrutura com milhões de fibras minúsculas e interconectadas.

O papel também é um material forte, que pode ser curvado, enrolado ou dobrado mais do que metais ou superfícies plásticas que já estão sendo usadas em baterias.

Baterias pequenas com nanotubos já foram criadas antes, mas o uso de papel comum poderá baratear esta tecnologia e poderá também levar a uma nova forma de armazenamento de energia, que poderá usar a "pintura" do material com elemento essencial.


Olhar Digital


Reunião Geral do Curso

09 dezembro 2009


Sexta-feira, 11 de dezembro, acontecerá uma reunião geral com os alunos de Engenharia Elétrica do IFPB. Serão discutidas questões importantes e necessárias para o nosso curso.

Haverá também a apresentação da Zênite, empresa paraibana, sediada em João Pessoa, que desenvolve diversos produtos para o mercado nacional e internacional (www.zenitetecnologia.com.br). A empresa tem especial interesse por alunos que trabalhem com aplicações para eletrônica embarcada.
A apresentação deverá durar 30 minutos o que torna imprescindível que todos estejam no auditório 2 às 07h45. Na sequência, daremos continuidade à reunião geral do curso.

Dia 11 de dezembro (sexta-feira)
As 7h45
Auditório 2 do IFPB

Não percam a oportunidade!
__________________________________________
Alfrêdo Gomes Neto
Coord. do Curso de Engenharia Elétrica
GTEMA/IFPB

Inovação Tecnológica na Engenharia Elétrica

08 dezembro 2009

Manaus, 03 de dezembro de 2009.


Ao longo dos últimos 25 anos a tecnologia tem evoluído com uma velocidade sem precedentes. A geração de engenheiros que está entre os 40 e 50 anos viu o mundo se transformar em várias direções, desde as relações trabalhistas, hoje muitos engenheiros são PJs e não PFs, aos meios de comunicação, saindo do Pen Club, para o e-mail, blogs, orkut, twitter, e outros meios. Como suporte, e ao mesmo tempo vanguarda, para “esse novo mundo”, existe um sem número de profissionais, muitos dos quais com formação em engenharia elétrica, afirmou o engº elet. Alfredo Gomes Neto, no painel Inovação Tecnológica na Engenharia Elétrica, realizado nesta quinta feira 3, por ocasião da 66ª Soeaa, que ocorre em Manaus (AM).
Para Alfredo Gomes, desenvolver novas tecnologias, encontrar soluções que possam ser aplicadas globalmente, inovar em uma sociedade onde tudo é novidade, “é um desafio, como agente dessa transformação, pois, são em eventos dessa natureza que temos a oportunidade de discutir os aspectos da inovação tecnológica na Engenharia Elétrica. Quais os vetores que norteiam a inovação tecnológica? A engenharia virtual é suficiente? Quem investe em inovação tecnológica no mundo? Estamos formandos engenheiros em quantidade suficiente para atender às demandas do Brasil?”

Segundo Alfredo Gomes, não existem respostas fáceis, mas a discussão pode trazer à tona algumas reflexões a respeito do momento que vivemos. ”novação tecnológica não é uma opção, é uma necessidade e é sobre essa necessidade que se pretende discutir neste fórum”, finalizou.

Carlos Roberto
Ascom/Crea-PB


PS.: O engº elet. Dr. Alfredo Gomes Neto é Coordenador e Professor do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFPB - Campus João Pessoa.


XVIII Congresso Brasileiro de Automática

06 dezembro 2009


O XVIII Congresso Brasileiro de Automática (CBA2010) será realizado entre os dias 12 e 16 de setembro-2010, na cidade de Bonito-MS, nas dependências do Centro de Convenções.


Autores são convidados a submeter trabalhos de pesquisa, de desenvolvimento e de resultados experimentais, abrangendo um ou mais dos seguintes temas preferenciais:

Temas

• Educação em Controle, Automação, Robótica e Mecatrônica
• Modelagem e Identificação de Sistemas
• Processamento de Sinais
• Robótica
• Sistemas de Automação
• Sistemas e Eventos Discretos
• Sistemas Inteligentes
• Sistemas Mecatrônicos
• Teoria de Controle e Aplicações
• Sistemas Elétricos de Potência
• Eletrônica de Potência
• Eficiência Energética
• Instrumentação Eletrônica e Biomédica
• Máquinas e Acionamentos Elétricos
• Circuitos e Sistemas

Datas importantes:
  • Início do recebimento de artigos técnicos: 04.12.2009
  • Final do recebimento de artigos técnicos: 08.02.2010
  • Notificação de aceitação dos artigos técnicos: até 07.06.2010
  • Submissão da versão final dos artigos aprovados: até 04.07.2010
  • Apresentação dos tutoriais no CBA: em 12.09.2010
  • Apresentação dos artigos no CBA na forma de pôster ou oral: de 13 a 16.09.2010.

http://www.opec-eventos.com.br/cba2010/index.php



Inglês técnico - Tecnicas de leitura

02 dezembro 2009

A Apostila de Inglês Técnico é uma ótima oportunidade para quem está iniciando o aprendizado da língua inglesa ou ainda para aqueles que desejam reciclar seus conhecimentos ou ainda revisar o conteúdo, antes de provas ou concursos. Voltado principalmente para a eletrônica, você encontrará os principais conceitos e aplicações dos termos técnicos no idioma Inglês, além das palavras-chave de textos e informações gerais



Texto e arquivo:www.ziggi.com.br/


VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM 2010)

01 dezembro 2009








O VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM 2010) será realizado entre os dias 18 e 21 de agosto de 2010, na cidade de Campina Grande – PB, a partir do dia 18 de dezembro os interessados podem submeter as suas pesquisas em ciências mecânicas e áreas afins para apresentação.


O evento é uma iniciativa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica (UAEM) do Centro de Ciências e tecnologia (CCT).


Ciências Mecânicas e áreas afins podem submeter os resultados de seus trabalhos de pesquisa para discussão no fórum apoiado diretamente pela Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM).


A submissão de resumos pode ser realizada através da home page do evento (www.conem2010.ufcg.edu.br), clicando no link “Sistema”.



 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |